LIBERADO SAQUE PIS/PASEP

PIS

Por Morgana Ferreira

PIS/PASEP – Começou a ser pago nesta quinta-feira (25/07) o abono salarial PIS do calendário 2019/2020, ano-base 2018. Os recursos do PIS são retirados na Caixa, enquanto que os do Pasep são retirados no Banco do Brasil. Os pagamentos serão feitos na modalidade saque aniversário ou, para servidor público, pelo número final da inscrição.

Nascidos entre os meses de julho e dezembro ou servidores com final da inscrição entre 0 e 4 recebem o benefício ainda este ano. Os demais irão receber no primeiro trimestre no ano de 2020.

Sobre o valor: O abono varia entre R$ 83,00 até R$ 998,00 que equivale à um salário mínimo, o valor a ser recebido é relativo aos meses trabalhados no ano anterior, ou seja, quem trabalhou durante um mês, recebe 1/12, quem trabalhou durante dois meses, recebe 2/12 e assim por diante.

Quem tem direito: Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2018. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2017.

Como sacar: Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Caso contrário, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

A seguir seguem as tabelas:

tabelas

Fonte: G1 Economia – 25 de Julho de 2019.