5 Dicas Para O Imposto De Renda 2020: O Ano Recomeça Em 2 De Março

IRPF 2020 - Capa

Passada a época de descanso para alguns e como diz o ditado “o ano só começa depois do Carnaval”, vem a época da temida e mal vista Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Como nada no Brasil é relativamente estável, para as declarações em 2020 haverão mudanças, poucas diga-se de passagem, mas haverão. É certo que a mudança que todos esperávamos não foi incluída, de qualquer forma sabendo que o Leão vem aí, a equipe da VALIAN Contabilidade vai ajudar e por isso desenvolveu este artigo com muitas mãos e cabeças pensantes pensando especialmente em você.

A Receita Federal divulgou no último dia 19 de Fevereiro as regras para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2020, ano-base 2019, sendo que as entregas começarão às 8 horas do dia 2 de março e seguirão até as 23:59 do dia 30 de abril. Aliás, o programa da declaração já está disponível aqui, caso opte você mesmo fazer a sua.  Importante salientar que na coletiva de imprensa da Receita Federal sobre o Imposto de Renda 2020 trouxe algumas alterações em relação ao ano passado, que nós aqui da VALIAN consideramos esperadas, porém a que a VALIAN esperava ver neste ano não está incluída.

Segundo o contador João Viega da Rocha Neto, sócio-diretor técnico da VALIAN, é fundamental que todo pagador de imposto fique atento ao declarar seu próprio Imposto de Renda mesmo àqueles que optem pela declaração simplificada. Lá vão 5 dicas do contador ao pagador de imposto de renda (ou não):

  1. Anote previamente todas as alterações patrimoniais que ocorreram no ano-base 2019,
  2. Liste (preferencialmente) em ordem cronológica suas informações e dos seus dependentes,
  3. Reúna toda a documentação de forma organizada (e nem precisa imprimir)
  4. Baixe o programa gerador do Imposto de Renda no link acima
  5. Foque toda sua atenção exclusivamente na sua declaração

O contador salienta adicionalmente que o pagador de impostos deve ficar muito atento no momento da geração da sua declaração, lembrando que por mais que não pareça, estamos em tempos de completo cruzamento de dados na Receita Federal brasileira e portanto, inconsistências são facilmente identificáveis. Destarte a importância da contratação de empresa especialista em Imposto de Renda como a VALIAN é para seus clientes, pois uma declaração mal feita invariavelmente torna-se mais cara para o contribuinte, seja por cair na malha fina, pelas multas aplicadas ou pior ainda, pagar muito mais do que o Leão cobraria, apenas por errar na sua declaração.

O Governo Federal não corrigiu a tabela do imposto de Renda, coisa que esperávamos, afinal a tabela já consta com uma defasagem em mais de 103% segundo o Sindifisco Nacional. A VALIAN explica: desde 2015 a tabela do IRPF não é atualizada, por consequência, não é considerada a inflação do período, portanto o seu dinheiro vale menos na realidade, porém vale mais para o Governo Federal. A correção da tabela do IR foi uma promessa em 2019 feita pelo presidente Jair Bolsonaro. Infelizmente, não foi desta vez.

Dentre as novidades apresentadas, podemos incluir o fim da dedução da contribuição patronal sobre empregados domésticos. Até o ano passado era possível abater as despesas com a previdência de empregados domésticos com limite máximo de até R$ 1.200,00. Outra novidade é a obrigatoriedade dos pagadores de impostos que receberam mais de R$ 200 mil em 2019 informar o número do recibo da declaração do ano anterior, portanto declaração 2019, ano base 2018. Até ano passado não era obrigatório. No já no ano passado, para 2020 vale também a regra de informar o CPF de todos os menores dependentes, fique atento!

Uma novidade bem específica que a VALIAN considera valiosa é a redução no número de lotes de restituição para todos aqueles pagadores de impostos que tiverem tal direito. Em 2020, a Receita Federal fará a restituição em 5 lotes, sendo que as restituições começarão em maio e posteriormente em junho, julho, agosto e setembro. Esta é uma novidade importantíssima que a VALIAN reforça: quanto antes você se preparar e fazer a sua declaração, antes você receberá sua restituição.

A VALIAN Contabilidade já está preparada para receber as centenas de declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física dos nossos clientes e estamos completamente a disposição para você também , caso não queira ter dores de cabeça com sua declaração. Atendemos os pagadores de impostos de todo Brasil com honorários supercompetitivos. Com todas as suas informações e documentação relacionada ao IRPF, a VALIAN ainda fará uma análise da melhor forma de como declarar seu imposto de renda, focando em reduzir seu imposto devido e evitando que você caia na malha fina do Leão federal. Somos especialistas em Imposto de Renda de pequenos e médios empresários, profissionais liberais, investidores em renda variável e criptomoedas,

A VALIAN é especialista em contabilidade para pequenas e médias empresas de comércio e serviços.

Descomplique seu Imposto de Renda com a gente.