O que o coronavírus tem a ver com a contabilidade?

Coronavirus

O coronavírus pode ter muito a ver com o seu negócio e portanto, com a sua contabilidade. Seja da continuidade da sua empresa, passando pelos seus colaboradores, o atendimento aos seus clientes ou ainda atividades do seu dia a dia, o COVID 19 não escolhe quem acometerá e portanto é fundamental que os empreendedores fiquem atentos e planejem seu negócio para passar por essa fase sem maiores turbulências.

                O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em Dezembro de 2019 em uma região específica na China, que prova a doença coronavírus, tecnicamente chamada de COVID-19.

A disseminação do coronavírus se dá de forma semelhante a outros vírus. A transmissão até onde se sabe, se dá de pessoa para pessoa, seja pelo ar ou por contato próximo. É fundamental que todos mantenham o maior nível possível de higiene pessoal.

O Ministério da Saúde criou um site específico sobre a COVID-19, só clicar aqui http://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao

 

                O coronavírus no seu negócio

Diante as informações do Governo Federal na imprensa e mídia especializada ostensivamente, a mitigação da possibilidade de transmissão ou acometimento do COVID-19 é dado por boas práticas do dia a dia e que devemos implantar com a maior brevidade possível nos ambientes de trabalho da sua empresa. Como informou o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, não devemos ser alarmistas, porém temos o dever de termos o maior cuidado não sermos agentes transmissores ou acometidos pela COVID-19.

São atitudes básicas, senão óbvias, mas que são fundamentais relembrarmos:

  • Asseio do ambiente de trabalho com agentes antibacterianos
  • Limpeza (hiperassepsia) de ambientes comuns no ambiente de trabalho como banheiros ou cozinha
  • Disponibilidade de sabão ou álcool gel em banheiros sociais e se possível, em cada estação de trabalho
  • Hiperventilação dos ambientes de trabalho com janelas para renovação da ventilação
  • Utilização de toalha de papel ao invés de toalha de tecido

Tais medidas não evitarão completamente a possibilidade do COVID-19, porém certamente com estes cuidados de cuidado e controle do ambiente de trabalho da sua empresa estará mais preservada. Recomenda-se manter as atividades diárias normalmente com observância aos cuidados relacionados ao ambiente de trabalho.

Lembrando que líderes de negócios devem dar o exemplo, portanto você como bom empreendedor deverá ser o principal indutor dos cuidados necessários dentro da sua empresa (e também fora dela) para que tudo fique bem.

              O coronavírus e a sua equipe

O ambiente de trabalho é naturalmente um meio de proximidade, de contatos e por consequência, um potencial meio transmissor ou melhor dizendo, um facilitador de transmissão. Neste sentido, como abordamos no tópico anterior, ainda precisamos falar sobre cuidar bem da sua equipe de colaboradores.

Nossa sugestão é criar cartões individuais para cada um dos seus colaboradores ou até para clientes que os visitem com as recomendações individuais de como se proteger e prevenir o coronavírus.

               A informação transforma e portanto, aqui na VALIAN, sempre buscamos isso nos nossos relacionamentos.

Para a sua equipe é fundamental reforçar a todos os cuidados referidos no tópico anterior, porém ainda com mais atenção, pois nossos colaboradores têm família, amigos e outros relacionamentos fora do ambiente de trabalho, o que caracteriza um cuidado muito maior da parte de cada um.

Como também já extensivamente divulgado, aos indivíduos caberá cuidarem de:

  • Lavar as mãos por no mínimo 30 segundos e a cada hora
  • Utilizar-se de utensílios pessoais sem trocas (canecas de café, pratos ou tralheres, por exemplo)
  • Manter seu espaço de trabalho bem ventilado
  • Evitar espirrar ou tossir em ambientes fechados (nós achamos este o mais difícil de todos cuidados)
  • Se espirrar ou tossir, cobrir com as mãos, tanto nariz como boca

Para que o dia a dia da empresa não seja afetado na sua operação, também recomendamos que seja informado em uma reunião matinal ou oportunidade que o velha, que é fundamental que todos estejam cientes que, ainda que os esforços próprios sejam muitos, podem ser insuficientes. Entendemos ser importante que sejam resguardados os colaboradores que possuam filhos menores de 12 anos ou colaboradores que vivam com familiares idosos.

              O coronavírus na sua operação

Para que sua operação diária não seja tão afetada pelo excesso de cuidados, que frise-se são extremamente necessários e, adicionalmente, sabemos que apenas o esforço das esferas públicas não são suficientes para resguardar a população como um todo, a VALIAN sugere que seja feito um plano de ação em cada empresa de forma que a operação contínua seja resguardada.

             São pequenas ações e que podem fazer toda a diferença nestes tempos de coronavírus.

  • Implantar um banco de horas específico para determinado período
  • Fazer uma rotação de colaboradores por período/turno de trabalho
  • Mudar momentaneamente alguns colaboradores de estação de trabalho
  • Implantar trabalho remoto, quando possível, disponibilizando objetivos pontuais
  • Evitar deslocamentos para locais fora do ambiente de trabalho desconhecidos
  • Atender clientes ou fornecedores em ambientes abertos e ventilados
  • Estabelecer horários fixos e imutáveis para tais atendimentos
  • Reforçar aos seus clientes sobre a redução dos atendimentos neste período
  • Evitar que ambos sócios estejam na empresa nos mesmos momentos
  • Manter toda a atenção no asseio da empresa, do ambiente de trabalho e colaboradores

Nós entendemos que não devemos ser drásticos, porém é fundamental que esteja claro que apesar de não identificarmos possíveis causas para a transmissão do coronavírus, não temos gerência sobre as relações fora do nosso ambiente empresarial (vulgo, sob nosso controle) e que por tal bem maior, devemos não somente estar alertas mas cumprir nosso dever social de cuidar do máximo possível.

O mundo já passou por outras pandemias nos últimos 20 anos e aprendemos muito destes tais períodos.

Vamos olhar para dentro dos nossos negócios, cuidando no nosso ambiente de trabalho, dos nossos colaboradores e parceiros de negócios para que tanto nós como nenhum deles seja acometido pelo COVID-19.

              A VALIAN descomplicando o coronavírus. E sempre cuidando do seu negócio e de você.