TÓPICOS DESTE ARTIGO

BPO Financeiro: Será Que É Confiável ?

Para começar nossa conversa se BPO é confiável, vamos dar uma panorâmica, passando por departamento pessoal, financeiro, tributário, estoque, venda, negociação, expansão, divulgação, relacionamento com cliente. São muitas as responsabilidades de um gestor empresarial. Mesmo contando com a presença de sócios e gerentes de setor, alguns processos ficam a desejar, uma vez que o proprietário não consegue acompanhar diariamente o andamento da empresa em sua totalidade.

Se esse é seu caso, você tem duas opções: contratar mais pessoal de confiança para manter a organização ou terceirizar determinados serviços. De um lado, o aumento de gastos com folha de pagamento e mais funcionários para administrar. Por outro, a certeza de que os processos vitais da empresa estarão à cargo de especialistas, apesar de não estarem centralizados na sede, com custo reduzido.

Esse sonho de manter o controle da empresa por um custo menor é real e tem nome: Business Process Outsourcing, conhecido como BPO. Se você ainda não conhece ou quer saber mais, continue com a gente nesse artigo para entender o quanto o BPO Financeiro é confiável.

O que é BPO Financeiro?

A Terceirização de Processos de Negócios – tradução para o termo em inglês, é quando uma empresa contrata outra especializada para gerir determinados setores de uma empresa. A prática se tornou mais ampla após a sanção da Lei Federal n 13.429, aprovada em março de 2017.

Até então, era possível terceirizar somente as atividades-meio, aquelas que não estão diretamente ligadas à atividade principal da empresa. Por exemplo, uma empresa de comunicação poderia terceirizar o serviço de manutenção, mas não de redatores.

A partir da sanção, a legislação permite a contratação de firmas para gerir atividades-fim. Ou seja, uma empresa de tecnologia não precisa contratar um profissional de TI, pode demandar para especialistas que estão em outras empresas.

Nesse contexto entra o BPO com a terceirização dos processos contábeis, tributários e administrativos, abrindo o leque para que mais empresas possam se beneficiar com a descentralização das atividades.

Vantagens de contratar BPO

Entendemos que deixar informações tão sensíveis na mãos de outra empresa não é tarefa fácil. É preciso confiar na contabilidade contratada, que por sua vez precisa ser idônea e responsável. Ideal é buscar uma marca reconhecida no mercado, que tenha grandes clientes e muita experiência.

  • Organização

São muitos os benefícios de contratar um serviço de BPO. O principal deles é contar com uma equipe especializada nos setores de tributação, financeiro, administrativo e pessoal. Com alto conhecimento das leis que regem o mercado e a legislação trabalhista, esses profissionais se irão se encarregar de manter a empresa regularizada.

Dessa forma, você garante que seu empreendimento esteja rigorosamente dentro da legislação e com pagamento – tanto de impostos como de pessoal – em dia. Além disso, a contabilidade irá manter a documentação da empresa em ordem, como licenças e obrigatoriedades acessórias dentro dos prazos.

  • Investimento

Como falamos anteriormente, em muitos casos é mais vantajoso investir em um plano de BPO do que contratar um funcionário para ser responsável por cada setor. O processo de admissão pode durar meses, sem contar o prazo de adaptação do colaborador. Os gastos com pessoal também irão onerar a empresa, já que será preciso arcar com salários, FGTS, impostos, benefícios e, alguns casos, cursos de qualificação. Assim, você consegue trabalhar, inclusive, com uma equipe mais enxuta.

Ao contratar o BPO, você terá todos os serviços realizados por profissionais capacitados que não estão diretamente ligados à sua empresa. Ou seja, o valor empenhado será baseado no escopo determinado no contrato e pelos serviços prestados.

Ainda no campo do investimento, pode ser possível reduzir a carga tributária deduzida com o acompanhamento diário dos prazos e adequação de modelo empresarial.

  • Produtividade e eficiência

Com os processos sendo realizados em outra empresa, você não precisará alterar seu espaço físico para alocar mais funcionários ou armazenar a papelada. A verba que seria destinada a isso pode ser usada para fazer melhorias na estrutura já existente.

E por falar em valores, a saúde financeira da empresa pode melhorar significativamente, uma vez que a prestadora estará atenta à análise dos indicadores financeiros e avaliação das despesas e faturamento.

Outra vantagem do BPO é o aumento da produtividade. Seus colaboradores estarão mais focados em colocar em práticas as estratégias de melhoria de cada setor ao invés de perder o tempo com burocracia.

  • Tecnologia

Montar uma estrutura completa, com softwares atualizados, nem sempre é uma alternativa viável. Com o BPO, os dados da sua empresa serão analisados por programas de eficiência garantida, diminuindo as chances de erros e agilizando os processos. Inclusive, as informações poderão ser acessadas por você e sua equipe sempre que precisarem.

  • Assessoria especializada

Contratar uma contabilidade que tenha serviço de BPO de qualidade pode ajudar sua empresa a prosperar mais rapidamente. Em uma frequência a ser combinada com a prestadora de serviços, você receberá relatórios detalhados das movimentações financeiras, entrada e saída do caixa, tendências de mercado, entre outras informações pertinentes. Isto vai te mostrar imediatamente que o BPO Financeiro é confiável.

Toda a análise terá como base as informações da sua empresa, o que torna o relatório exclusivo e determinante. A partir dos dados apresentados, a tomada de decisão se torna mais ágil e assertiva com a correta identificação de possíveis problemas e oportunidades. Com isso, será mais eficiente sugerir mudanças e implementar de novas estratégias.

Business Process Outsourcing, é uma ferramenta que está sendo cada vez mais usada por empreendedores que desejam investir seu tempo no desenvolvimento de estratégias que irão impulsionar o seu negócio. O BPO também está sendo procurado como forma de organizar os setores vitais da empresa, sobretudo após momentos de recessão, quando os empresário precisam colocar ordem para voltar a crescer.

O serviço é seguro. Basta escolher uma contabilidade com know-how para implementar o sistema na sua empresa, desburocratizar processos e apresentar possibilidades de melhoria.

Compartilhe este conteúdo
INFORMAÇÃO TRANSFORMANDO NEGÓCIOS.